Escolher alimentos integrais e orgânicos é uma prática que vem aumentando a qualidade de vida dos consumidores. A escolha por alimentos orgânicos prioriza não só a saúde, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e bem estar dos animais. O frango orgânico é um desses alimentos. Ele tem melhor valor nutricional e é mais saboroso ao paladar, além de não serem utilizados defensivos agrícolas e antibióticos e nem serem submetidos à condições desumanas em espaços pequenos e que não favorecem seu comportamento natural.
Em geral, os frangos orgânicos são criados mais livres e mais felizes, com cuidados especiais e atenção constante às suas necessidades.
Leia também sobre o tofu orgânico
Benefícios do frango orgânico
O frango é uma proteína com baixo teor de gordura, sendo uma fonte magra para consumo e saudável para quem busca o emagrecimento.
Além disso, aliada a uma alimentação equilibrada pode reforçar o sistema imunológico e aumentar a quantidade de vitaminas consumidas, já que em média, o produto tem três vezes mais nutrientes minerais quando comparado aos alimentos convencionais.
Como os frangos orgânicos vivem?
Os frangos orgânicos vivem em galpões com mais espaço que o convencional. O máximo permitido é de 10 animais por metro quadrado e eles têm acesso a piquetes, ou seja, podem ciscar, correr, tomar sol, andar, abrir asas, pastejar e empoleirar. Além disso, têm acesso constante a água e ficam por 8 horas no escuro para reduzir o estresse.
Como os frangos convencionais vivem?
Os produtores de frango convencional, diferente do orgânico, tem o objetivo de lucrar mais e, por isso, estimulam o crescimento rápido do frango para abate.
As aves são criadas na densidade de 30 kg por metro quadrado, recebem luz artificial, e têm sua genética melhorada para alta conversão de ração em carne de qualidade e crescimento rápido. Os frangos são submetidos a antibióticos e estimulantes e alcançam idade de abate aos 44 dias para o mercado brasileiro – ao contrário dos orgânicos, que tem crescimento lento e são abatidos com um mínimo de 81 dias de idade.
Como os frangos orgânicos são alimentados?
Eles são alimentados com ração especial feita a partir de grãos orgânicos certificados e sem nenhum ingrediente de origem animal. A alimentação também não tem antibióticos.
Trata-se de uma ração 100% vegetal, à base de milho e soja com certificação orgânica, extrato de plantas, óleos essenciais de ervas e com acréscimo de prebióticos e probióticos, que ajudam a regular o trânsito intestinal e proteger de possíveis infecções.
Embalagem e conservação do frango orgânico
Os frangos orgânicos têm uma embalagem apropriada e um selo com o nome da certificadora, e todos os detalhes que comprovam que o processo e o produto seguiram as normas e foram devidamente certificados. O consumidor deve ficar atento às condições da embalagem, o prazo de validade do produto e a tabela nutricional no rótulo.
Pesquisa da Embrapa
A Embrapa desenvolveu parte de uma pesquisa para suporte à cadeia do frango orgânico. Elaborou práticas e processos para uma produção de frangos de qualidade, que permita que o sistema de produção seja competitivo, utilizando genética, rações e controle de doenças apropriados. No entanto, as pesquisas ainda estão engatinhando, uma vez que a quantidade de produtores nesse modelo de sistema ainda é baixo.
Frango orgânico certificado
O frango orgânico da Korin é produzido de acordo com a lei nº 10.831, de 23/12/2003, chamada Lei dos Orgânicos, e é certificado pelo IBD Certificações (Instituto Biodinâmico), certificadora afiliada à IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements) e credenciada no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Ao comprar um produto orgânico é importante que o consumidor tenha consciência que está investindo em sustentabilidade sócio-ambiental e, portanto, está priorizando um futuro melhor para as próximas gerações.
Korin: empresa certificada em orgânicos
A Korin, fundada em 1994, segue a filosofia e o método de Agricultura Natural de Mokiti Okada, que privilegia o perfeito equilíbrio entre preservação e uso dos recursos naturais.
É uma das primeiras empresas do mundo e pioneira no Brasil em produzir frangos e ovos livres de uso de antibióticos. É a primeira empresa brasileira a conquistar a certificação de Bem Estar Animal da HFAC – Humane Farm Animal Care – que é um protocolo de certificação conferido às empresas produtoras que implantam e seguem normas rigorosas com relação ao Bem Estar Animal. Asseguram uma alimentação equilibrada, livre de antibióticos; abrigos e área de repouso para os animais onde podem manifestar o comportamento natural de sua espécie.
Tanto o sistema de criação e abate de frangos de corte Antibiotic Free, Orgânico e Caipira, como a criação de galinhas de postura, são certificados pelo Instituto Certified Humane Brasil.
Os frangos da Korin podem ser encontrados no Espaço Orgânico de Botucatu.